Táxis em SP terão suporte para bicicleta

a voz do taxista
Táxi com suporte para bike
Ao menos mil táxis de São Paulo passarão a rodar, a partir desta sexta-feira, 25, com suporte para transportar bicicletas acoplados aos veículos. Os rack serão instalados gradativamente até atingir esse total. A ideia é que o ciclista que quiser poderá chamar o táxi para completar parte de sua viagem pela cidade.

A iniciativa é de uma das empresas de aplicativos de táxi da cidade, a 99Taxis, que está pagando a instalação dos suportes, até agora restritos apenas a veículos que usam o aplicativo. Dos 35 mil táxis da capital paulista, 28 mil têm o programa para celular, segundo a empresa.

Táxis em SP terão suporte para bicicleta
Quando o passageiro chamar um carro pelo aplicativo, terá de selecionar a opção que prevê o suporte para bicicletas — como já ocorre, hoje, para pessoas que querem taxistas que aceitem transportar cães, por exemplo. Isso não impede, entretanto, que quem ver o rack montado não poderá dar sinal e também se beneficiar.
“A gente pensa em mobilidade como algo que integra os diferentes meios de transporte”, diz o diretor de operações da empresa, Pedro Somma. “O uso da bicicleta vem crescendo e estamos pensando na integração das viagens”, diz o executivo, que se apresenta, ele mesmo, como beneficiário. “Moro na Vila Madalena (zona oeste) e trabalho na Vila Olímpia. Vou pela ciclovia da (Avenida Brigadeiro) Faria Lima. Na volta, como ainda não sou de ferro, posso pedir um táxi para o trecho de subida, o que torna minha viagem bem mais barata do que se fosse só de táxi”, diz.
A liberação dos suportes nos táxis ocorreu depois de dois meses de negociação com o Departamento de Transporte Público (DTP). “Há uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que regulamente os suportes”, afirma Somma.
Os suportes devem ficar no porta-mala dos carros e serão montado quando o taxista chegar até os clientes. Segundo a empresa, a montagem é feita em menos de um minuto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VALORES DAS TAXAS PARA RENOVAR ALVARÁ

Gabriel Diniz foi vítima da Uberizacao do transporte

VEJA A LISTA DOS CONTEMPLADOS NO SORTEIO DE PONTOS DE TÁXI