Vivendo e aprendendo

*Vivendo e aprendendo  Por Carlos Laia
simtetaxi
Taxista de frota em manifesta por segurança
A vida é um constante aprendizado, desde que estejamos dispostos a aprender. Outro dia em uma conversa com amigos taxistas pelo Whatsapp,  um comentário sobre as empresas de táxi da cidade de São Paulo que para alguns soou como uma critica.

Não vou entrar no mérito do comentário - se estava correto ou não - o que quero dizer aqui é que a partir desse comentário tive a oportunidade de rever minha opinião - até então distorcida - sobre as empresas de táxi que até então para mim eram todas iguais. O meu “julgamento” era com base no valor da diária cobrada sem conhecer a estrutura e as condições que as boas frotas oferecem para os taxistas.
Na primeira semana de setembro fui a algumas empresas deixar o jornal o jornal do SIMTETAXI-SP e tive o primeiro contato com algumas empresas, Rocha, Seripa e Belém, só o fato de entrar no pátio e ver aquela fila de carros novos estacionados e outros sendo feito a manutenção preventiva já deu uma visão de que se tratava de empresas idôneas.

Para completar meu aprendizado fui convidado pelo empresário Fábio Boni (Penta) para conhecer a sua empresa, logo de cara fiquei impressionado com a organização. No escritório  observei a modernidade dos equipamentos e ao ser apresentado aos funcionários percebi qualidade dos profissionais que estão ali para cuidar dos taxistas.

Em seguida percorri o pátio e a oficina de manutenção dos veículos, no amplo estacionamento tem um lava-rapido e em varias vagas demarcadas  grandes aspiradores para higienização interna dos taxis, a oficina com o piso limpo, ferramentas e peças devidamente em seus respectivos lugares.
Paramos ao lado da maquina de café expresso e conversamos com alguns motoristas que enquanto aguardavam a lavagem ou a manutenção tomavam o seu cafezinho – que é gratuito - alguns desses já trabalhando na empresa por mais de uma década, todos falavam bem da empresa, do tratamento recebido pelos proprietários e de sua administração.

Da mesma forma que colocava no mesmo cesto todas as empresas de táxi, muitos –por desconhecimento – fazem o mesmo. A partir de agora posso afirmar que há EMPRESAS e empresas, assim como TAXISTAS e taxistas.
   
É interessante atentar que as melhores frota são as que tem a diário menor da categoria.

*Taxista a quatorze anos e secretário Geral do Simtetaxi-sp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VALORES DAS TAXAS PARA RENOVAR ALVARÁ

Gabriel Diniz foi vítima da Uberizacao do transporte

VEJA A LISTA DOS CONTEMPLADOS NO SORTEIO DE PONTOS DE TÁXI